Câncer de mama em mulheres jovens

O câncer de mama é mais comum entre as mulheres com mais de 50 anos. Mas cada vez mais tem aumentado o número de casos em mulheres jovens, com menos de 40 anos.

Acredita -se que o aumento na incidência possa estar relacionado a fatores de vida, como sobrepeso, obesidade, estresse, etilismo, menor número de gestações e gestações mais tardias.

O que sabemos é que mulheres mais jovens tendem a ter diagnóstico de câncer de mama de forma mais tardia. Muitas não acreditam na possibilidade de terem câncer por serem jovens e demoram a procurar atendimento. Outras de fato apresentam tumores mais agressivos com crescimento mais rápido.

A pesar de não fazerem parte do grupo com rastreamento mamográfico, as pacientes jovens devem fazer seus exames de rotina com ginecologista de forma anual e observar se tem modificações na mama que possam ser sinais de alerta.

Mulheres jovens com diagnóstico de câncer de mama podem ter um componente hereditário e tem indicação de realizar a pesquisa genética.

Caso note alguma alteração nas mamas (nódulo, retração, alteração de cor, mudança de tamanho, secreção mamilar ou nódulo na axila) não demore em marcar consulta com mastologista para investigação.

O diagnóstico precoce apresenta taxas mais altas de cura.

Iniciar conversa
Olá,
Podemos te ajudar?